top of page
Buscar

Brincar pela infância

Atualizado: 14 de mai.


Quando uma criança chega até a mim, em consultório a primeira coisa que procuro nela é onde está a sua vitalidade. No báu de histórias da vida de uma criança tem uma infinidade de forças. As descobertas são trilhadas pelo brincar. A brincadeira infantil refere-se a uma atividade muito ampla, envolvendo níveis diversos que vão desde brincar com o próprio corpo, passando pelo brinquedo livre, até chegar ao jogo estruturado.

"Você quer brincar comigo?" ou "Posso brincar com você?" são perguntas naturais, e como é valioso esse aceite! Desse fio de conversa a propriedade da criação é experimentada pela criança, e ela põe em atividade extensões de suas forças afetivas e entendimentos do mundo ao seu redor. Já os bebês não perguntam nada, simplesmente nos convocam e se a gente dialoga nosso 'manhês' (é como eu chamo a linguagem materna), haja descobertas de expressões por todos os lados, e quanta energia nessa experiência, não é mesmo?

Ainda que na língua portuguesa existam dois substantivos específicos para nomear como atividades diferentes, jogo e brincadeira, por vezes, são entendidos como uma mesma situação.

Mesmo que esses termos sejam frequentemente intercambiáveis, não são idênticos no significado, uma vez que se relacionam com diferentes estágios do desenvolvimento infantil: a brincadeira refere-se ao estágio mais primitivo, enquanto o jogo a um mais amadurecido.

Para a gente perceber um pouco mais a diferença: a brincadeira está diretamente vinculada às atividades da criança, onde as únicas regras existentes são aquelas criadas por ela mesma, flexíveis e evidenciando um solto envolvimento da fantasia - cabe aqui aquela chamada típica que elas usam na hora que o faz de conta entra na brincadeira: 'vamos fazer de conta que eu sou fulano e você é beltrano'. Já o jogo ocorre de modo predeterminado pelas regras e tem um objetivo externo, que é vencer.

Do ponto de vista psicológico brincar é algo profundo e a brincadeira em si do cotidiano é a melhor escolha para uma infância bem vivida em saúde e bem-estar.

Qual a sua brincadeira preferida?


Boas brincadeiras!



 
 
bottom of page